TARTE DE AMÊNDOA

A Ana do blog Casinha das Bolachas lançou um desafio a vários bloggers para que cada um divulgasse à vez, algo que não pode faltar na mesa de natal, assim como algumas perguntas para que quem nos segue nos possa conhecer um pouco melhor! 

Hoje é a vez da minha partilha!

Ora vamos às perguntas e depois à receita!





Quem está por de trás deste blogue?
Neste blog está uma mãe galinha de dois pintainhos, que tenta conjugar a sua vida profissional, com a vida pessoal com a vida de blogger! Ás vezes não é fácil mas com a ajuda do marido e dos pimpolhos tudo se arranja...

Quando surgiu o gosto pela culinária?
Começou por ser algo que fui "obrigada" a fazer. Aos 9 anos comecei a ir almoçar a casa, nos intervalos da escola. Como a minha mãe não ia almoçar e o meu pai ia mas só sabia fritar bifes, tive de tomar as rédeas na cozinha! A partir daí o bichinho pela cozinha começou a crescer :) 

Quando e como surgiu o blogue?
O blogue surgiu em 2014 como uma forma de partilhar algumas receitas com alguns amigos que muitas vezes me ligavam a perguntar como tinha feito isto ou aquilo. Agora é só dizer: "Vai ao blog!!".

Gostas desta época do ano? Se sim do que mais gostas?
Confesso que não é das épocas que mais gosto... Acho muito bonito a família se juntar toda em volta da mesa mas odeio a parte das prendas! Ainda por cima como sou muito chegada aos meus nesta época sinto sempre mais falta daqueles que fisicamente já não estão connosco...

Existe algum ingrediente que te faça lembrar o Natal? Qual?
Os pinhões!! Adoro adoro adoro e fazem-me logo lembrar o Natal!

Costumas cozinhar no Natal?
Claro!! Mas dividimos tudo! Este ano por exemplo a minha mãe vai ficar encarregue da carne, a minha sogra do bacalhau e eu dos doces e das entradas!

O que nunca pode faltar na tua mesa de Natal para além de muito amor?
Nada de obrigatório... somente o amor!


Que receita vais partilhar e porque razão a escolheste?
A receita que escolhi é uma que me acompanha desde miúda e que está sempre na nossa mesa tanto no Natal como na Páscoa: TARTE DE AMÊNDOA! Escolhi esta receita porque é das primeiras a ser posta na mesa e das primeiras a desaparecer!


TARTE DE AMÊNDOA






Ingredientes 
Base: 
2 ovos
150g de açúcar
150g de manteiga
200g de farinha
1 colher de chá de fermento

Raspa de 1 limão

Cobertura:
125g de açúcar
150g de amêndoa em palitos
125g de manteiga
4 colheres de sopa de leite

Sumo de metade de 1 limão


Preparação:
Junte a manteiga ligeiramente amolecida com o açúcar e a raspa de limão e bata muito bem. 
Junte os ovos e bata muito bem. Adicione a farinha com o fermento e envolva bem com uma colher de pau até ficar um creme homogéneo. 
Coloque a massa numa forma de fundo amovivel e alise. 
Leve ao forno por 20 minutos a 180ºC. 
Enquanto a massa coze faça a cobertura.
Junte todos os ingredientes da cobertura num tacho e leve ao lume brando até criar um creme espesso (3 a 4 minutos depois de ferver). 
Quando estiver no ponto retire do lume e coloque por cima da massa e leve ao forno até ficar torrada a 230.ºC (cerca de 8 a 10 minutos).



Bom apetite!!


Comentários

  1. Eu tenho na família grandes apreciadores desta tarte! Eu também gosto! Acho que é uma sobremesa que fica sempre bem em qualquer mesa, seja qual for a altura do ano, e no Natal não é excepção! beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Gostei imenso da tua entrevista! Adorei a frase "vai ao blog". Realmente tens sempre receitas muito tentadoras e simples =)
    Beijinhos,
    http://chicana.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  3. Adoro amêndoas, de certeza que é uma tarte deliciosa. Bj

    ResponderEliminar
  4. Joana minha querida,
    A receita é prática e o resultado fica tudo de bom!
    Linda e irresistível a sua tarte!

    Beijinhos, bom fim de semana ♥

    ResponderEliminar
  5. Nossa adorei conhecer um pouco mais de quem escreve por traz deste blog
    essa receita parece boa
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  6. Eu adoro tarte de amêndoa e esta é também a receita que faço. É uma verdadeira delícia! Não admira que desapareça logo.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  7. Obrigada pela tua participação! Esta tarte está maravilhosa, adoro :)

    Gostei de ler as tuas respostas, acho tão interessante conhecer um pouco mais de quem escreve! :)

    Um beijinho grande
    Ana

    ResponderEliminar
  8. Essa tarte de amêndoa deve ser uma delícia!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  9. Que bom aspeto :) fiquei com água na boca
    um beijinho
    Sara M.
    http://sarameirelesthesnowwhite.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Adorei as respostas e deliciei-me com a receita!


    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  11. Olá Joana
    Ameeei conhecer um pouco mais sobre vc
    Me fez lembrar uma amiga querida, sempre que eu me enrolo na cozinha, e isto é quase todas as vezes, ligo pra ela pedindo socorro rsrsrs
    Essa torta está um espetáculo e deliciosamente deliciosa.
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  12. Gostei tanto de te conhecer um pouquinho melhor :)
    Adoro tarte de amêndoa e a tua ficou fantástica!
    Beijinho

    Blogue Recanto com Tempero

    ResponderEliminar
  13. great cake dear! :)
    have a lovely week end...
    ♥ Thatisammore Instagram

    ResponderEliminar
  14. Gostei de ler as tuas respostas e saber um pouco mais da te ti! :)
    Quanto à tarte foi algo que nunca me atrevi a fazer mas adoro, tinha uma tia que fazia uma tarte de amêndoa perfeita e agora é a mãe do meu namorado! :) A tua está para além de apetitosa. Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  15. Tag ótima ami as resposta e que delicia,
    obrigada pela visita, bom final de semana.
    Blog:https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderEliminar
  16. Não admira que seja a primeira coisa a desaparecer, tarte de amêndoa é tãooooo boa! :) Eu sou completamente maluquinha por tartes de amêndoa bem crocantes e acabadinhas de fazer!

    Eu também confesso que não ligo muito à época em sim pela quase "obrigação" de se dar e dar prendas. Mas adoro o ambiente que se cria, a ligação entre as pessoas (quando sincera), é uma altura especial de facto. Também associo os pinhões ao Natal! :D Mas ao contrário de ti, não gosto muito, e o preço é assustador! ahah mas houve alturas em que na minha avó em Vila Real, pegava no martelo e ia aos pinhões! :D

    Gostei de "ler-te" um bocadinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah Marlene mas eu também ia aos Pinhões com o meu avô!! Que boas recordações!! :)

      Eliminar
  17. i wanna try that recipe. thanks for sharing.
    anyway, wanna follow each other?
    just let me know :)

    It’s a Girl Thing

    ResponderEliminar
  18. Tarte de amêndoa é coisa a que não resisto se a vir, é mesmo algo que adoro e percebo completamente que ela desapareça rápido. E eu sou como tu, detesto a parte das prendas ... mas adoro a mesa cheia de coisas boas e gente que gosto :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens os seus prós e os seus contras, mas nas comidinhas é só prós!! :)

      Eliminar
  19. É um dos bolos que nunca falta na mesa de natal,e também é a primeira a desaparecer esta está muito bonita.
    Beijinhos
    https://asreceitasdasisi.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  20. Uma tarte que nunca fiz e por isso levo a receita!
    bj

    ResponderEliminar
  21. Gostei do questionário, achei as respostas muito interessantes! Começaste a cozinhar tão cedo, uau :) Não admira que cozinhes tão bem :D
    Tartes de amêndoa são sempre uma perdição, essa caseirinha ficou perfeita :D

    ResponderEliminar

Enviar um comentário